O  CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – realizou nesta terça feira dia 18, uma  palestra  na  escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira. A palestra foi realizada para os alunos do 8º e 9º ano;  A palestra teve como tema  a exploração sexual infanto-juvenil e suas conseqüências como palestrantes a psicóloga Francisca Sonara e a psicopedagoga Dulce Maria acompanhado do Coordenador do CRAS lagoa Seca Professor Ismael Simão.   Alem de dinâmicas e brincadeiras, os palestrantes abordaram  temas  com relação a exploração Sexual e Infantil  ainda  a  violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, e se constitui numa afronta à coletividade humana. Definido como abuso sexual cometido por um adulto, com remuneração em dinheiro ou presentes para a vítima ou para uma terceira pessoa, é um processo através do qual a criança e o adolescente são tratados como um objeto sexual e comercial. As principais formas desse crime são:Pornografia infantil;Tráfico de crianças para fins comerciais;Prostituição, e o turismo com motivação sexual infanto-juvenil. “Esse é um problema complexo, que requer intervenções bastante específicas e toda a atenção da comunidade, pois nenhum município do rio Grande do Norte está imune à exploração sexual infanto-juvenil”, disse a Psicóloga Francisca Sonara. 
   O que é o CREAS?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta  serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em  situação de ameaça ou violação de direitos (violência física,  psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas  socioeducativas em meio aberto, etc.).  A oferta de atenção  especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação  vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família  a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e  capacidade de proteção.
Para o  exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser  desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência  social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A  articulação no território é fundamental para fortalecer as  possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que  possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Equipe:
Coordenadora,Patricia Loreno
Psicologa,Francisca Sonara
Educadoras Dulce Maria e Aristeia Claudina
Assistete Social:Kely Mota
Aux. Adm. Neuma Felix
Endereço: rua Adriao Bezera bairro Lagoa Seca
Nenhum comentário:
Postar um comentário