quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CREAS Realiza Ciclo de Palestra na Comunidade Escolar










O CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – realizou nesta terça feira dia 18, uma palestra na escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira. A palestra foi realizada para os alunos do 8º e 9º ano; A palestra teve como tema a exploração sexual infanto-juvenil e suas conseqüências como palestrantes a psicóloga Francisca Sonara e a psicopedagoga Dulce Maria acompanhado do Coordenador do CRAS lagoa Seca Professor Ismael Simão. Alem de dinâmicas e brincadeiras, os palestrantes abordaram temas com relação a exploração Sexual e Infantil ainda a violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, e se constitui numa afronta à coletividade humana. Definido como abuso sexual cometido por um adulto, com remuneração em dinheiro ou presentes para a vítima ou para uma terceira pessoa, é um processo através do qual a criança e o adolescente são tratados como um objeto sexual e comercial. As principais formas desse crime são:Pornografia infantil;Tráfico de crianças para fins comerciais;Prostituição, e o turismo com motivação sexual infanto-juvenil. “Esse é um problema complexo, que requer intervenções bastante específicas e toda a atenção da comunidade, pois nenhum município do rio Grande do Norte está imune à exploração sexual infanto-juvenil”, disse a Psicóloga Francisca Sonara.

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.). A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Equipe:
Coordenadora,Patricia Loreno
Psicologa,Francisca Sonara
Educadoras Dulce Maria e Aristeia Claudina
Assistete Social:Kely Mota
Aux. Adm. Neuma Felix
Endereço: rua Adriao Bezera bairro Lagoa Seca

Nenhum comentário:

Postar um comentário