quinta-feira, 29 de julho de 2010



Os Idosos estão felizes e isso é maravilhoso e justo, é muito bom ver o que está acontecendo em benefício dos nossos Idosos,depois de tantos tempos de abandono e preconceitos hoje é uma ds áreas mais privilegiada da administração municipal, é bom lembrar que a valorização do individo na terceira idade beneficia toda população principalmente aqueles que ainda não são idosos, pois os mesmos vão viver numa sociedade bem mais conciente em referéncia ao respeito dos direitos sociais dos idosos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Prefeitura do Apodi e Conab distribuem alimentos para famílias carentes




Um trabalho da Prefeitura do Apodi via Comissão Municipal de Defesa Civil e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/RN), vem garantindo a distribuição de alimentos para centenas de famílias do município atingidas pela seca verde.

O municipio de Apodi conta com uma população de mais de 37 mil habitantes, sendo que 46%, conforme registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem e trabalham na zona urbana. São aproximadamente dezoito mil habitantes que moram no perímetro rural apodiense e vivem na expectativa de conseguirem emprego, mas a característica do município é essencialmente agrícola e como ficou comprovado uma seca verde na região que causou impacto na produção de grãos, gerando uma carência em alimentos para os moradores da zona urbana e rural.

A Comissão Municipal de Defesa Civil fez um levantamento em parceria com os Conselhos de Bairros, Associações e Igrejas, que receberam as doações de acordo com o cadastro de cada Entidade.

No Bairro Malvinas: 140 famílias; Bairro Bacurau I: 66 famílias; Bairro São José: 170 famílias; Garilandia: 30 famílias; Bairro Bico Torto: 40 famílias; Pastoral do Idoso: 50 famílias; Pastoral da Criança: 50 famílias; Igreja de Cristo 100 famílias; Assembléia de Deus: 100 famílias e Oficina de Arte Vitoriam: 25 famílias. uma média de 7.500 kg de farinha, 1.300 kg de leite em pó e 7.500 kg de feijão.

"Precisamos ter um estoque estratégico para os meses vindouros de Outubro a Dezembro", argumentou Marcilio Reginaldo, Coordenador de Defesa Civil de Apodi.

Segundo ainda Marcilio Reginaldo, o quadro que se desenha em Apodi é complicado para quem trabalha na zona rural, com 54% da polução do município, cinco mil agricultores que dependem da Agricultura de subsistência.

A CONAB fez uma doação de 11 toneladas de Feijão e a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos fez a distribuição aos Assentamentos e Associações.

As dificuldades já não são maiores na região da Chapada do Apodi, porque o inverno em 2008 e 2009 foi forte, deixando todos os pequenos reservatórios cheios, até mesmo aqueles com pequenas cabeceiras. “Esta água está sendo a salvação dos rebanhos bovinos e principalmente de caprinos”, diz o secretario de Agricultura, Eron Costa, alertando que os reservatórios são pequenos e não suportam mais do que cinco meses de estiagem. Já estariam chegando ao limite.

A prefeita da cidade, professora, Maria Goreti Silveira Pinto (PMDB), diante do quadro, já Decretou Estado de Emergência no município de Apodi, o que deve acontecer também nos demais municípios que ainda não providenciaram o mecanismo legal para receber ajuda dos governos do Estado e Federal.

O decreto permite, por exemplo, que o município seja beneficiado com o Programa Operação-Pipa, distribuição de cestas básicas do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Ascom - Apodi

domingo, 11 de julho de 2010

IDEB destaca Escola Municipal de Apodi como uma das melhores do RN


De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC) esta encravada no território apodiense uma das melhores escolas do Rio Grande do Norte, principalmente do Médio e Alto Oeste Potiguar.

A Escola Municipal 12 de Outubro que funciona no bairro Malvinas, que atualmente atende a 450 estudantes, teve uma das melhores média do Estado na avaliação Ministério da Educação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 aponta uma nota de 4,8 pontos para alunos do infantil ao 5º ano do ensino fundamental da Escola 12 de Outubro. Os dados apontam desempenhos considerados positivos, uma vez que a média internacional do Ideb é de 5,5 pontos.

De acordo com o diretor da unidade de esnino, professor, Gilmar do Carmo Carvalho, essa conquista vem a ser um trabalho em equipe entre professores, coordenadores, alunos e pais.

“Nossa equipe é unida e comprometida com a educação dos nossos alunos, pois é possível oferecer uma boa educação através de um trabalho pedagógico de qualidade feito por professores, coordenadores, alunos e pais”, disse o diretor Gilmar Carvalho.

Na Escola Municipal 12 de Outubro a preocupação não é apenas com o quesito Prova Brasil que coloca a escola em bons níveis no Ideb, mas sim com a freqüência dos alunos, participação nas aulas, buscando a aprendizagem e uma boa merenda escolar, participação da comunidade e a qualificação dos funcionários da unidade.

A direção da escola também tem buscado uma parceria direta com os pais dos alunos como forma de garantir ainda mais a assiduidade dos jovens na escola.

A Escola Municipal Professora Lindaura Silva que tem o professor, Gilvanilson Caetano como diretor, também se saiu bem na avaliação do Ideb, atingindo uma media de 4,4 pontos. Se destacando em todo oeste.

Segundo dados do Ministério da Educação em relação a 2007, houve avanço em 105 municípios do RN, 42 caíram, catorze ficaram com as mesmas notas e o restante não foi avaliado pelo MEC.

Na região Oeste, apenas os municípios de Apodi e Felipe Guerra apareceram com média de (4,5) liderando o ranking na região. As escolas que caíram no Ideb ou que permaneceram no mesmo patamar da pesquisa anterior deverão receber recursos extras do Ministério da Educação para atingir as metas de qualidade no ensino.

Para a prefeita de Apodi, professora, Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), o resultado é muito importante para mostrar para a população a importância da boa qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino, formada por bons professores, diretores e excelentes alunos.

“Nossa administração valoriza os professores e temos buscado investir cada vez mais nas escolas, posso dizer com orgulho que as nossas escolas estão de parabéns e sendo reconhecida pelo Ministério da Educação”, comentou a prefeita bastante entusiasmada.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

sábado, 10 de julho de 2010

Formação Continuada em serviço

A Proteção Social Especial do Município de Apodi, através dos Programas CREAS e PETI, têm buscado na atuação conjunta, aproximar o usuário da garantia dos direitos.
Uma das ações previstas no plano de trabalho dos programas, é a formação continuada em serviço, espaço privilegiado de discussões e planejamento de estratégias que visam a melhoria do atendimento. Além de seminários e campanhas contra exploração infanto-juvenil.
Nesta sexta-feira, 09/07, aconteceu no Centro Social do Idoso, um destes encontros de Formação, que teve como pauta de estudo o ECA E suas possíveis violações. O momento nos proporcionou além da discussão, o repensar da nossa prática cotidiana.
Agradecemos o esforço empreeendido pela coordenadora do PETI, Aristea Claudina, que mobilizou e trouxe ao encontro todos os monitores e facilitadores de aprendizagem do PETI.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

(Re)criando vínculos...

O CREAS participou, na última terça, da reunião mensal do Clube de Samaritanas Martinha Torres, na Loja Maçonica Vale do Apodi. A reunião presidida pelas samaritanas Leila Maia, Gilnar Souza e Elis Torres, trouxe ao grupo discussão acerca das relações de convivência do grupo. Atendendo a convite das mesmas, o CREAS expôs a temática: "(Con)Viver...a arte de bem viver", através de um agradável diálogo, dinâmicas de grupo e relatos de vivências. Meninas agradecemos o convite ao tempo que nos colocamos a inteira disposição, (re)criar vínculos é também nosso lema...muito obrigada!

Estabelecendo Parcerias...

O CREAS - Centro de Referência Especializao de Assistência Social do Município de Apodi, realizou neste dia 30 de Junho uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial, através de um trabalho de parceria entre os dois órgãos. A reunião foi bastante produtiva e resultou na retirada de uma agenda de ações conjuntas que prevê palestras, seminários, dentre outras.
Agradecemos a todos os que fazem o PAC'S Apodi, em especial a coordenadora Kaline Morais por nos ceder espaço em sua agenda de trabalho, o que se traduz como apoio a causa social no município.

Municipalização de Serviços a Adolescentes em cumprimento de Medidas Sócio-educativas

O Município de Apodi assinou, no dia 27 de junho, o termo de aceite da municipalização dos serviços de orientação e acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio-Educativa de Liberdade Assistida(LA) E Prestação de Serviços Comunitários(PSC). Estas medidas estão previstas no ESTATUTO DA CRIANÇAS E DO ADOLESCENTE, e sua operacionalização deve se referenciar numa ação educativa, embasada na concepção de que o adolescente é sujeito de direitos e pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, que necessita de referência, apoio e desenvolvimento. Os serviços serão executados no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Município, pela equipe multidisciplinar,que deverá desenvolver ações de acordo com as medidas previstas.
A medida de liberdade assistida implica em concessões de liberdade sob condições, é executada em meio aberto,porém com caracteristica de restrição de liberdade, mantendo o adolescente em seu meio familiar e comunitário, acompanhado de serviço de orientação e acompanhamento social.A medida de Prestação de Serviços Comunitários consisite na realização, pelo adolescente, de serviços comunitários gratuitos e de interesse geral, por seis meses, com jornada semanal de oito horas, junto a organizações governamentais e não governamentais da rede socioassistencial, escolas, hospitais e estabelecimentos congêneres. Os serviços serão prestados gratuitamente e tem caráter de responsbilização do adolescente pelo processo de aprendizagem e não pela culpabilização, tem caráter pedagógico e socializante não podendo prejudicar à frequencia escolar e a jornada de trabalho. O acompanhamento social ao adolescente pela equipe técnica e orientadores deve ser sistemático, com frequencia mínima semanal, para acompanhamento do plano de trabalho.
A assunção municipal dos serviços reforça o compromisso e co-responsabilização com o público infanto-juvenil, na perspectiva de garantia de direitos.

domingo, 4 de julho de 2010

Prefeitura do Apodi implantará projeto de prevenção contra as drogas


Preocupada com o avanço das drogas que atinge não só o município de Apodi, mas todo o país, a prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB) vem montando uma estratégia de trabalho para orientar as famílias, crianças e adolescentes sobre o uso indevido do álcool e outras drogas.

A prefeita Goreti Pinto já se reuniu com o professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró, Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha “As fábulas das drogas”, secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior, Gabinete Civil, Klinger Pericles Pinto Diniz, com o objetivo de implantar um projeto no município desenvolvido por meio de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal com professores, pais e alunos, mostrando os problemas que as drogas geram nas famílias.

O projeto é de autoria de Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha “As fábulas das drogas”.

Em Apodi o projeto devera ser desenvolvido através da Prefeitura Municipal via Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social e parceria com Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo UNICEF e as Policias Militar e Civil, respectivamente.

A prefeita de Apodi vai implantar o projeto em Apodi. “Estamos preocupados com o uso indevido do álcool e outras drogas e com a busca de alternativas para a diminuição do sofrimento de jovens e famílias atingidas pela dependência química, vamos levar esse projeto as escolas do nosso município”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

No dia 12 de julho, acontecera uma nova reunião em Apodi com a prefeita Goreti Silveira Pinto, secretaria Municipal de Educação, professora, Raimunda Freira, secretario de Saúde, Ivanildo Lima, Assistência Social, Laete Oliveira, e parceria como Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo UNICEF e as Policias Militar e Civil, respectivamente, professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró e o escritor, Raimundo Brandão Lopes.

Em Apodi tanto a Policia Civil quanto a Militar vem realizando excelente trabalho de combate ao trafico de drogas, inclusive com a prisão de vários traficantes, mas é necessário que as crianças e adolescentes recebam esclarecimentos sobre os riscos que as drogas levam a vida humana.